Bots e o robots.txt

Home » Wordpress » Segurança » Bots e o robots.txt
Segurança, SEO, Wordpress Nenhum comentário
User-agent: *

Disallow: /feed/
 Disallow: /trackback/
 Disallow: /wp-admin/
 Disallow: /wp-content/
 Disallow: /wp-includes/
 Disallow: /xmlrpc.php
 Disallow: /wp-

Allow: /wp-content/uploads/
 Sitemap: path-para/sitemap.xml

É um risco desnecessário permitir que os motores de busca indexem os ficheiros que estão nas diretorias wp-admin e wp-content. Para bloquear os bots dos motores de busca e outros bots de acederem a essas diretorias, coloque um ficheiro robots.txt na raiz do seu servidor web com o código seguinte:

No código, colocamos como excepção a diretoria /wp-content/uploads, dado que os ficheiros mídia ficam alojados nesta diretoria e se os motores de busca não conseguirem aceder, não vão indexar as imagens e restantes ficheiros mídia. Há websites que conseguem tráfego significativo da pesquisa de imagens no Google.

É importante referir que o ficheiro robots.txt não pode impedir um bot mal intencionado de desobedecer às suas instruções. A segurança é um pouco como uma cebola, formada por camadas. E não existe uma única medida que por sí só vai tornar o seu WordPress invulnerável. Há um conjunto de medidas, umas mais importantes que outras, que aumentam essa segurança e tornam improvável uma violação de segurança.